Trate bem da sua barba

A barba está na moda e veio para ficar, no entanto, ao contrário do que muitos homens pensam, para manter uma barba não basta apenas deixar os pelos crescer livres e desenfreados. É preciso cuidar deles como muito carinho, para que a sua barba mantenha um aspeto limpo e não fique com uma aparência desleixada.

 

Limpe bem a sua barba

Engane-se se julga que é suficiente lavar a barba na altura do banho. É importante lavar a barba com cuidado, usando, de preferência, um sabão neutro para remover toda a sujidade que se prende aos pelos ou que se acumula na pele ao longo do dia.

A barba acumula muitas impurezas sendo, por isso, necessário ter muito cuidado com a sua higiene. Os homens que têm longos bigodes devem ter ainda mais cuidado, isto porque, eles podem entrar em contacto com as comidas e bebidas durante o dia, guardando ainda mais impurezas, além de ficarem em contacto com a boca.

 

Não deixe a barba crescer desenfreadamente

Não devemos deixar a barba crescer sem termos algum tipo de preocupação com ela. A barba não cresce uniformemente, por isso, é necessário ter cuidado para que não cresça desmesuradamente.

Nas laterais do rosto, por exemplo, os pelos costumam crescer mais rapidamente. Assim sendo, o ideal é aparar constantemente com uma máquina eléctrica ou com uma tesoura e pente.

 

Creme pré-barba e condicionador para uma barba macia

Os pelos faciais são muito mais grossos do que os do cabelo. Para os deixar com melhor aparência e macios, passe condicionador após o banho e deixe atuar durante alguns minutos. Os cremes pré-barba também desempenham bem esta função, deixando os pelos macios e menos secos.

 

Cuidado com as espinhas

Alguns homens usam a barba para esconder as espinhas. Bem, ter barba para este efeito não é a melhor solução. As barbas costumam deixar a pele muito mais oleosa e, por este motivo, é provável que o número de espinhas aumente quando deixar a barba crescer.

Para atenuar este efeito, lave a barba várias vezes ao dia e procure utilizar cremes que ajudem no tratamento.

Use cremes para barbear

Muitos homens usam sabonete ou, os ainda mais old school, o tradicional sabão rosa e uma lâmina qualquer para se barbear. Este é um erro muito comum com efeitos terríveis para a pele. Os sabonetes não deixam a lâmina deslizar facilmente e podem irritar ou mesmo ferir a pele do rosto.

O ideal é usar cremes de barbear com silicone. Estes produtos ajudam a lâmina a deslizar mais facilmente pelo rosto.

 

Escolha um desenho de barba

Pode não ser grande fã de barbas com desenhos geométricos, no entanto, precisa de definir onde começa e termina a sua. Não pode deixar os pelos do pescoço unirem-se com os do peito e os das face colarem-se às sobrancelhas.

 

Não deixe o bigode cair para a boca

O bigode é uma das partes mais importantes e a ter em conta na altura de cuidar da sua barba. Ele tem um contacto direto com a boca e acumula muita sujidade durante o dia todo. O ideal é não deixar os pelos caírem sobre os lábios. Para que isto não aconteça, pode aparar o bigode com uma máquina de barbear, mas se tiver a barba mais comprida, o ideal é pentear o bigode todo para baixo e aparar com uma tesoura.

Se o seu bigode for comprido, uma boa dica é utilizar pomadas modeladoras para bigodes. Assim pode fazer aquele clássico penteado com bigodes lustrosos e bem penteados.

 

Cuide bem da sua barba com a gama de produtos disponíveis no Coisas de Homem.

Partilhe:

2 thoughts on “Trate bem da sua barba

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *